Merita PME

Estratégia para Grandes Resultados

Merita PME 

ESTRATÉGIA PARA GRANDES RESULTADOS

Voltadas para promover o desenvolvimento econômico, criar novos empregos e renda, além de melhorar as condições de vida da população, as pequenas e médias empresas apresentam indicadores que demonstram a relevância deste segmento empresarial para o Brasil e o para o mundo. Elas absorvem mão de obra – inclusive daquela fatia que tem dificuldade de inserção no mercado – como os jovens e as pessoas com idade acima de 40 anos.

Em função deste setor se encontrar fortemente aquecido, um novo produto passa a ser oferecido. Trata-se do projeto Merita PME que tem como objetivo oportunizar grandes resultados para pequenas e médias empresas.

A iniciativa pretende orientar pequenas e médias organizações a enfrentar dificuldades através de quatro fases: conhecimento das operações, análise e estudo de alternativas, mapa de transformação e acompanhamento e execução. Aceleração da curva de experiência e conhecimento, expansão das vendas e melhoria na rentabilidade, conquista e retenção de novos clientes e a consequente geração de receita e lucros, melhoria da gestão e redução no custo da atual operação e desenvolvimento das competências corporativas e retenção do conhecimento na empresa são alguns dos benefícios previstos a partir desse processo.

O Mérita PME tem como finalidade delimitar pontos importantes para o negócio, como: a definição dos objetivos, aumentar a rentabilidade e padronizar a produção de relatórios para o crescimento efetivo da empresa. Prioritariamente, os empreendimentos de pequeno e médio porte e entidades do Rio Grande do Sul que tenham como lideranças jovens com faixa etária entre 25 e 35 anos, que apresentam resultados não satisfatórios em relação à gestão e posicionamento no mercado e que não possuam verba para investir em consultoria de alto desempenho são o foco do projeto.



Enquanto a taxa anual foi de 4% para o total das empresas, independente do porte, para as pequenas empresas foi de 6,2% e 3,8% para as micro, entre 2000 e 2008. Neste mesmo período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas foram responsáveis por metade dos trabalhos formais criados, cerca de 4,5 milhões de vagas.

Se você é empreendedor ou empresário e precisa dos nossos serviços, basta entrar em contato conosco.
 
Dados gerais das MPEs brasileiras
As MPEs no Brasil O que isso representa
20% do PIB R$ 700 bilhões 
99% das empresas  5,7 milhões de MPEs
60% dos empregos   56,4 milhões de empregos 
Fonte: IBGE, Dieese e Sebrae Nacional