VPC: Valor Percebido pelo Cliente

Gerando valor para o cliente

VPC: Valor Percebido pelo Cliente 

ENTENDENDO COMO GERAR VALOR NA PERCEPÇÃO DO CLIENTE

O início da definição do VPC se dá através do debate da geração de valor com a equipe da empresa. Este exercício estimula a discussão com base em quatro perguntas:
 
Perspectiva Setorial, ou seja, do segmento onde a empresa está inserida.
Qual é o “jogo” disputado entre as empresas participantes deste segmento? Como é a rivalidade existente entre elas? Elas são orientadas a resultados ou à fatia de mercado (market share)? 
 
Posicionamento da Empresa neste mercado.
Como a empresa ganha dinheiro? Tem vantagens competitivas?
 
Qualidade da Empresa.
Quão melhor é a empresa sob a ótica dos clientes?
 
Velocidade da Empresa.
Quão rápida é a empresa? Ela é lançadora ou seguidora? É proativa ou reativa.
 
Esse debate, por si só, fornecerá bastante elementos para uma formulação estratégica. Mas, a ele se adiciona a análise do VPC que é função diretamente proporcional à Qualidade e aos Serviços oferecidos pela empresa, e inversamente proporcionais ao Custo e ao Tempo demandado para a execução.
 
Será considerada a empresa que gera maior VPC - Valor Percebido pelo Cliente aquela que oferece mais qualidade e serviços, num custo e tempo menores que a concorrência. Se duas empresas concorrentes entre si oferecem o mesmo nível de qualidade e os mesmos serviços, terá maior VPC aquela que o fizer num custo e tempo menores. 
 
Logicamente, tudo isto medido pela percepção do público-alvo, clientes e não-clientes e deve considerar suas necessidades específicas e produtos e/ou serviços para atendê-las.
 
O recomendável é que se faça uma pesquisa onde o público-alvo primeiro defina o que é qualidade, quais são os serviços relevantes, o tempo adequado e a expectativa de custo, em conjunto com o peso (grau) de importância de cada um desses itens. Em seguida, o público-alvo deverá avaliar duas ou mais empresas em cada um desses critérios. O resultado poderá ser colocado em formato gráfico tal qual o constante na figura mostrada a seguir.


VPC - Valor Percebido pelo Cliente 
Depoimentos

“O auxílio da Merita através de seus sócios LON e Adrio foi fundamental para estruturarmos nosso planejamento estratégico a médio e longo prazo. Nossa satisfação é tão grande que eles continuam como nossos consultores de gestão empresarial de forma contínua e permanente.”
Rogério Coutinho - Podium Tecnologia